Levantamento das Mamas

FICHA TÉCNICA:

Nome técnico: Mastopexia
Parte do corpo: Mamas – Prótose mamária (queda das mamas)
Idade recomendada: A partir dos 16 anos
Anestesia: Local com sedação, peridural ou geral
Duração da cirurgia: Em média 2 horas
Permanência no hospital: Média de 8 a 24 horas
Cicatriz: Em forma de T invertido ou L ou I
Pré-operatório: Exames de laboratório e arquivo fotográfico e radiográfico (mamografia)
Pós-operatório: Curativo durante 24 horas e o uso de sutiã próprio durante 1mês (durante o dia e a noite).

As mamas femininas podem cair como resultado dos efeitos naturais do envelhecimento, hereditariedade, gravidade, gravidez, amamentação ou perda de peso. O levantamento das mamas, também chamado de Mastopexia, é realizado para restabelecer um formato jovem e levantar as mamas que estavam caídas e sem firmeza.

 

QUAL O PAPEL DA MASTOPEXIA?

 

A mastopexia rejuvenesce as mamas por retirada do excesso de pele e dando suporte ao tecido mamário obtendo assim uma mama bem posicionada e com contorno mais jovial. Após a mastopexia, as mamas estão posicionadas mais altas no tórax e estão mais firmes ao toque. A mastopexia pode ainda reposicionar e diminuir o tamanho da aréola, que pode estar alargada ou caída.

 

É importante ressaltar ainda que o tamanho das mamas não muda consideravelmente após a Mastopexia. Mulheres que querem reduzir ou aumentar as mamas devem considerar a colocação de implante de mamas ou redução de mamas associado à Mastopexia.

 

QUAL A PACIENTE IDEAL PARA A MASTOPEXIA?

 

A mastopexia é ideal para aquelas mulheres que apresentam algumas ou todas as seguintes condições:
– mamas ptosadas(caídas)
– mamas com perda de forma ou volume
– mamas aplanadas, alongadas ou pendulares
– mamilos apontando para baixo
– pele da mama ou aréola alargados
– uma mama é mais baixa que a outra

 

É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE AS CANDIDATAS À MASTOPEXIA:

 

– mantenham o peso estável
– não fumem
– discutam expectativas realistas com o seu cirurgião plástico nas consultas pré-operatórias.

 

QUEM NÃO DEVE PENSAR EM MASTOPEXIA?

 

Mulheres que estão planejando bebês são recomendadas a postergar a cirurgia, pois pode haver perda de resultado da cirurgia por alargamento da pele durante a gestação e a amamentação.

 

COMO A MASTOPEXIA É FEITA?

 

A duração média do procedimento é de de 2 a 3,5h.

 

Existem vários tipos de incisões que podem ser usadas para realizar a mastopexia. A técnica escolhida pelo cirurgião depende:

 

– tamanho e formato das mamas
– grau de ptose
– tamanho e posição das aréolas
– quantidade de pele excedente
– qualidade da pele

 

Os 3 tipos de incisão mais comuns são:

 

– Periareolar( mastopexia com cicatrizes reduzidas, geralmente recomendados para pacientes com mamas pequenas e mínimo grau de ptose);
– Periareolar e uma cicatriz vertical até o sulco mamário e
– Periareolar completa com uma cicatriz vertical e uma em forma de meia lua ao longo do sulco mamário, em forma de âncora.

 

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral, peridural ou ainda local com uso de sedativos. São feitas as as incisões necessárias para a ressecção do excedente de pele e então é feito um remodelamento do tecido mamário em uma nova posição e um novo contorno. A aréola é posicionada mais superiormente e é removido o excedente da aréola.

 

Quando a mastopexia está completa, a pele é fechada com pontos e curativos. Algumas incisões ficarão escondidas no sulco mamário e outras serão visíveis. Todas as cicatrizes tendem a amadurecer, melhorando assim seu aspecto, com o tempo.

 

COMO É A RECUPERAÇÃO APÓS A MASTOPEXIA?

 

Após a cirurgia, as mamas estarão com micropores, e você usará um soutein cirúrgico, que é usado por 1 mês.

 

As mamas provavelmente estarão inchadas, doloridas e desconfortáveis após a cirurgia, mas isso melhorará após alguns dias. Os pontos serão removidos após 1 a 2 semanas, muitas pacientes podem voltar ao trabalho após este período. Qualquer diminuição da sensibilidade nas mamas e mamilos tendem a melhorar com a diminuição do edema.

 

EU VOU GOSTAR DOS RESULTADOS DA MINHA MASTOPEXIA?

 

Se você concordou com as expectativas realistas propostas nas consultas de pré-operatório, você deverá ficar muito satisfeita com a aparência das suas mamas levantadas. Você poderá ver o resultado da sua cirurgia logo após o procedimento e deverá ficar ainda mais satisfeita com a melhoria do edema e amadurecimento das cicatrizes.

 

QUAIS OS RISCOS DA MASTOPEXIA?

 

As possíveis complicações da Mastopexia são raras e usualmente pequenas, entre elas se incluem, sangramento, infecção, reação aos anestésicos, pequenas alterações em torno da aréola, leve diferença de tamanho ou posição irregular da aréola e perda temporária ou permanente da sensibilidade do mamilo e das mamas.

× Conversar