Homens e a Cirurgia Plástica

Informação para homens que procuram a cirurgia plástica por razões cosméticas.

Nossa sociedade tem dado um alto valor na aparência jovem e saudável. Atualmente, homens de todas as idades e de todas as esferas sociais estão procurando a cirurgia plástica por razões estéticas. Entre os objetivos dos homens, ressalta-se principalmente: a procura por um nariz mais equilibrado, um rosto rejuvenescido e um melhor contorno corporal. Os procedimentos utilizados para atingir esses objetivos devem levar em consideração fatores como a espessura da pele, o crescimento da barba, ou tipo de corpo.

PLANEJANDO A SUA CIRURGIA:
Uma boa comunicação é extremamente importante entre você e o seu cirurgião plástico quando você está planejando a sua cirurgia. Em sua consulta inicial, você poderá discutir com o Dr Samuel seus desejos e expectativa com relação ao procedimento.

É importante deixar de lado qualquer desconforto que você possa sentir, e falar abertamente sobre as mudanças que você gostaria de ver.
Antes da realização do procedimento, além do exame físico, é necessário avaliar seu estado de saúde e a realização de fotos pré-operatórias.
Será explicado sobre os possíveis riscos e tipo de anestesia necessário para o procedimento.
Acima de tudo, é muito importante ter expectativas realistas com relação a sua cirurgia. Lembre-se, a cirurgia plástica pode oferecer melhorias significativas, mas não a perfeição. Tenha em mente que a sua idade e seu estado de saúde tem um papel importante sobre a qualidade do resultado.

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO:
As consultas pré-operatórias servem para você entender sobre o procedimento que gostaria de ser submetido e discutir com o seu médico as suas dúvidas. Você receberá explicações sobre o procedimento e os fatores que podem influenciar o resultado do procedimento. Certifique-se que entendeu completamente essas considerações.

LIPOASPIRAÇÃO E CONTORNO CORPORAL:
O formato de corpo masculino ideal é considerado magro e atlético, com ombros e tórax largos, um abdome sem adiposidades em excesso e pernas e quadril estreitos. Entretanto, com o envelhecimento, pode ocorrer acúmulo de gordura no abdome, flancos, na região das mamas (condição chamada de Ginecomastia) e na região cervical. As vezes, homens procuram o Cirurgião Plástico para remover esses acúmulos de gordura que não melhoram com uma dieta equilibrada ou atividades físicas.

Em muitos casos, a lipoaspiração isolada pode ser efetiva para corrigir estas alterações. Os homens mantém a elasticidade da pele por mais tempo que as mulheres, e as regiões com acúmulo de gordura tendem a ser mais firmes e mais vascularizadas que nas mulheres. Devido a esses fatores, a lipoaspiração tende a ter bons resultados.
Homens que apresentam excesso de pele associado ao acúmulo de gordura podem associar procedimentos com excisão(retirada cirúrgica de pele) à lipoaspiração.

 

PLÁSTICA DE ABDOME
A abdominoplastia pode ser indicada para homens que apresentam excedente de pele na região abdominal (frequentemente após grandes perdas de peso), frouxidão da musculatura abdominal e/ou hérnias. Este procedimento remove o excesso de pele e de gordura abdominal e reposiciona a musculatura frouxa da parede abdominal.
Homens com uma boa elasticidade da pele que tem isoladamente um excesso moderado de gordura podem ser beneficiados de Lipoaspiração isolada.

IMPLANTES DE PANTURRILHA E PEITORAL
homens_toraxImplantes de Panturrilha, que foram desenvolvidos inicialmente para restabelecer o contorno da perna por sequelas de acidentes ou ainda poliomielite, atualmente têm sido usados para melhorar o contorno e aumentar o volume nas panturrilhas.
Os implantes de Peitoral, que também inicialmente foram desenvolvidos para alterações do formato do tórax, podem ser usados para proporcionar um maior volume ao músculo peitoral em homens saudáveis.

 

LIFTING FACIAL E CERVICAL:
homens_ritidoSe você está procurando um Lifting Facial ou do Pescoço, existem considerações específicas que devem ser observadas na avaliação pré-operatória. Existe calvície? Qual a posição da costeleta? Qual a extensão da sua barba? Existem cicatrizes na face? Existe dano pelo sol e pelo cigarro? Existe flacidez ou acúmulo de gordura no pescoço?
Em geral, a pele dos homens apresenta uma maior suprimento sanguineo que a pele da mulher. Durante a cirurgia, os homens apresentam mais sangramento e estão sobre maior risco de acúmulo de sangue abaixo da pele(hematoma), após a cirurgia.

A gordura na região cervical também é uma preocupação para muitos homens. Em pacientes mais jovens, uma lipoaspiração pode ser suficiente para corrigir o problema. Pacientes mais velhos podem exigir um Lifting Facial completo, que podem incluir a remoção do excesso de pele e reposicionamento do SMAS e do músculo platisma, que se posicionam contornando o pescoço.
Outras cirurgias estéticas, tais como cirurgia de pálpebras e cirurgia do nariz são feitos essencialmente da mesma maneira para homens e mulheres.

IMPLANTE CAPILAR:
A consideração primária para homens que desejam um implante capilar é o tempo envolvido. De aparência inicial até o fim do tratamento, requer múltiplos procedimentos cirúrgicos, com intervalos de recuperação relativamente longo. O tratamento pode durar de 18 meses a 2 anos.
Você deve estar ciente de que incisões ou locais de implante pode ser perceptível para os outros, especialmente nos estágios iniciais do processo de implante de cabelo. Se o seu trabalho ou estilo de vida não é compatível com um período de tratamento longo, pergunte ao seu médico sobre alternativas ao implante capilar.

Após a cirurgia:
Os primeiros dias e semanas imediatamente após a cirurgia são muito importantes para obter um bom resultado final. Então, é essencial que você siga todas as recomendações dadas para o pós-operatório. Seguir as recomendações pode significar afastar-se do trabalho por alguns dias ou semanas, usar curativos ou malhas compressivas, descansar, evitar a exposição ao sol, abster-se do uso de álcool e de cigarros ou evitar atividades físicas.
Entretanto, os cirurgiões plásticos entendem que as vezes é difícil para o homem, que é programado pela sociedade para ser forte, a permanecer afastados por muito tempo ou aceitar ajuda de outras pessoas durante a recuperação.
Estudos tem mostrado que os homens muitas vezes negam a sua dor e sentem-se desconfortáveis em pedir ajuda após a cirurgia.
Homens que rejeitam ajuda podem ter uma recuperação mais difícil e demorada.
Para evitar problemas pós-operatórios, é importante que você providencie que uma pessoa possa ajudá-lo se necessário for – tanto física como emocionalmente – para cerca de uma semana após a cirurgia. Se você receber a ajuda e descanso que você precisa, você melhorará suas chances de uma recuperação mais rápida – e você poderá ver os resultados muito mais cedo.

Conversar