Abdominoplastia

FICHA TÉCNICA:

Nome técnico: Abdominoplastia ou Dermolipectomia abdominal
Parte do corpo: abdome
Idade recomendada: a partir do aparecimento dos problemas
Anestesia: peridural e sedação ou geral
Duração da cirurgia: de 2 a 4 horas
Permanência no hospital: geralmente 1 dia
Cicatriz: na altura do abdome, pode ser escondida sob o biquíni e no umbigo
Pré-operatório: Exames de laboratório
Pós-operatório: uso de malha compressiva
Tempo de recuperação: 2 a 3 semanas
Dica: Evitar tomar sol no local da cicatriz durante três meses

ANATOMIA E ALTERAÇÕES DA PAREDE ABDOMINAL:

 

plastica_abdome2A parede abdominal é constituída basicamente por três elementos: a pele, o tecido subcutâneo com o tecido gorduroso e os músculos abdominais. Alterações em qualquer um destes elementos isoladamente ou em associação determina o grau de deformidade do abdome e assim, um tratamento específico.
A Abdominoplastia é um procedimento realizado para melhorar a forma do abdome pela remoção do excesso de gordura e de pele e reposicionando a musculatura.

 

QUEM É BOA CANDIDATA PARA REALIZAÇÃO DE ABDOMINOPLASTIA?

 

As melhores candidatas para a abdominoplastia estão em boas condições clínicas e físicas, apresentam excesso de pele ou de gordura que não melhoram com exercícios ou dieta. Este procedimento também pode beneficiar aquelas pacientes que apresentaram grande diminuição de peso ou com perda da elasticidade da pele por estrias.

 

Abdominoplastia pode ser indicada para aquelas mulheres com pele com estrias e diastase da musculatura(músculos separados) após a gravidez. Os resultados da cirurgias diminuirão se a mulher engravidar, então, nós recomendamos as pacientes que ainda planejam ter filhos postergar o procedimento.

 

Para pacientes que desejam perder muito peso, recomendamos que realize a cirurgia após o emagrecimento, porque a pele abdominal tende a ficar mais flácida após grandes diminuições de peso.

 

TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO PARA MELHORES RESULTADOS ESTÉTICOS:

 

Durante cada consulta antes da cirurgia, nós procuramos entender o que a paciente deseja atingir com a abdominoplastia, tanto para seu corpo como para sua autoestima. Ouvindo o que o paciente tem a dizer e com um exame físico pormenorizado, nós proporcionamos as paciente um tratamento completamente individualizado que leva em conta seus desejos específicos, ao invés de fazer uma mesma cirurgia para todos os pacientes.

 

O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO:

 

A abdominoplastia dura entre 2h e 4h e pode ser feita sob anestesia geral ou sob anestesia peridural.

 

A cirurgia geralmente necessita de internação por 1 dia.

 

O Dr Samuel fará 2 incisões: uma em baixo ventre em forma de parábola passando pela região do púbis e outra em torno da cicatriz umbilical. O tamanho da cicatriz final depende de cada paciente.

 

Ele separará a pele dos músculos abdominais, que são então reposicionados e suturados produzindo assim um abdome mais firme e uma cintura menor. A pele levantada é reposicionada para baixo e, então, sobre os músculos reposicionados, o excesso de pele é removido e o umbigo é recolocado em uma posição natural. Finalmente, as incisões serão fechadas e serão colocados curativos e malha compressiva na área operada.

 

RECUPERAÇÃO APÓS A ABDOMINOPLASTIA:

 

Após a cirurgia, a paciente permanece com a malha compressiva. O período de recuperação varia entre 2 semanas e alguns meses. Você deverá evitar atividades físicas extenuantes por pelo menos 6 semanas e poderá ter que se afastar do trabalho por até 1 mês. Você receberá recomendações específicas para a sua recuperação. Seguir essas recomendações é essencial e ajudará a ter uma recuperação mais rápida e diminuir os riscos de complicações após a cirurgia.

 

O QUE ESPERAR DA CIRURGIA:

 

A abdominoplastia se propõe a deixar a paciente com melhor tônus abdominal e reduzir o excedente de pele, propiciando assim um contorno mais natural ao seu corpo. A cirurgia pode melhorar a aparência e auto-estima da paciente, ajudando-a a sentir-se melhor. Os resultados são visíveis imediatamente, melhorando com o tempo. Com uma dieta balanceada e exercícios regulares é possível obter resultados duradouros. As cicatrizes são posicionadas no abdome inferior, passando junto ao púbis acrescidas de uma cicatriz na região umbilical e tendem a melhorar com o tempo.

 

RISCOS DA ABDOMINOPLASTIA:

 

Apesar de raros, complicações pós-operatórias podem acontecer após qualquer cirurgia. Entre elas devemos ressaltar: infecção, acúmulo de sangue ou líquido(seroma), deiscência(abertura dos pontos) ou má cicatrização, que podem requerer novos procedimentos.

 

Pacientes que foram submetidos à cirurgia abdominal previamente devem saber que suas cicatrizes prévias podem ficar esticadas ou mais perceptíveis após o procedimento. Uma cirurgia para correção da cicatriz, após a abdominoplastia, pode ajudar a deixá-las menos perceptíveis.

 

MINIABDOMINOPLASTIA:

 

A miniabdominoplastia é em procedimento similar à abdominoplastia clássica, exceto pelo fato de resultar em uma incisão menor e não deixar uma cicatriz no umbigo. Este procedimento é ideal para aquelas pacientes que necessitam de pequenas melhorias para atingir os resultados desejados. Você pode discutir as diferenças entre esses procedimentos, bem como avaliar os riscos e benefícios durante a consulta, a fim de decidir qual a melhor cirurgia para você.

Conversar