Lipoaspiração

FICHA TÉCNICA:

Nome técnico: Lipoaspiração
Partes do corpo: culote, quadril, abdome, interior de coxas, interior de joelhos, braço, queixo duplo, entre outras regiões do corpo
Idade recomendada: após a adolescência, quando cessar o crescimento
Anestesia: local com sedação, peridural ou geral
Duração da cirurgia: em média 1 hora
Permanência no hospital: entre 8 e 24 horas
Cicatriz: como o corte é pequeno (menos de um centímetro), a cicatriz geralmente fica escondida numa prega natural
Pré-operatório: exames laboratoriais de rotina
Pós-operatório: Uso de malha compressiva

Marks on abdomen for cosmetic surgeryLipoaspiração ou lipoescultura é uma técnica cirúrgica que consiste na retirada de gordura localizada em áreas distintas do corpo através de pequenos orifícios na pele onde são introduzidas cânulas de vários tamanhos e conectadas a um aspirador à vácuo. Geralmente infiltra-se uma solução contendo adrenalina para facilitar a aspiração de gordura e diminuir o sangramento antes de iniciar o procedimento.
Pode ser realizada apenas a lipoaspiração ou em associação a outras cirurgias plásticas para alcançar melhores resultados.
Deve-se respeitar o limite de 40% da superfície corporal para áreas lipoaspiradas e não ultrapassar o volume correspondente a 7% do peso corporal no caso de utilizar a técnica infiltrativa (infiltração de solução com soro e adrenalina) e 5% do peso corporal na técnica não infiltrativa.

 

SERÁ QUE SOU CANDIDATA(O) A LIPOSPIRAÇÃO?

 

O Paciente ideal para lipoaspiração é aquele que tem uma boa saúde e mantém uma vida saudável, mas sente-se incomodado(a) com acúmulo de gordura em uma ou mais áreas do corpo. É também muito importante o paciente ter expectativas realistas e lembrar que a lipoaspiração não é realizada para emagrecimento. Pelo contrário, é usado para remover gordura que o paciente não “perdeu” após tentativa de perda de peso naturalmente.

 

A lipoaspiração pode ser usada para retirar gordura da(o):
abdome
pernas
braços
dorso
flancos
face
papada
tornozelos
joelho

 

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO:

 

A lipoaspiração pode ser feita sob anestesia geral, peridural ou local com ou sem sedação. são feitas pequenas incisões por onde é injetado uma solução contendo anestésicos e vasoconstritores na área a ser lipoaspirada ajudando a expandir a gordura, facilitando a sua remoção. A cânula é então inserida pela incisão e a gordura é aspirada.

 

PÓS-OPERATÓRIO

 

Após a lipoaspiração, os pacientes podem apresentar edema leve, dolorimento e desconforto na região operada. O uso de malha compressiva é recomendado por 30 dias, ajudando assim a reduzir esses sintomas durante a recuperação. A drenagem linfática pode ser feita a partir do 5º dia após a cirurgia. O paciente pode retornar ao trabalho e a outras atividades regulares logo que sentir-se confortável, isso geralmente ocorre após 5-10 dias. Exercícios e outras atividades mais intensas devem ser evitadas nas primeiras semanas.

 

Dr Samuel dará orientações especiais de como cuidar da área tratada após o procedimento. Os resultados da lipoaspiração podem não ser visíveis até a melhora do edema, isto pode demorar alguns meses e os resultados aparecerão gradualmente neste período.

 

Os resultados da lipoaspiração podem ser permanentes, desde que o paciente mantenha o peso e uma vida ativa e saudável. Se houver ganho considerável após a cirurgia, o paciente pode perder resultado do procedimento.

 

RISCOS

 

A lipoaspiração é uma cirurgia considerada segura e quase sempre realizada sem complicações, porém existem certos riscos associados como a qualquer procedimento. Dentre esses riscos, cabe ressaltar principalmente: infecção, acúmulo de líquido(seroma), reações alérgicas, hematoma, alteração na pigmentação da pele ou resultados insatisfatórios.

Conversar