Title Image

Blefaroplastia

FICHA TÉCNICA:

 

Nome técnico: Blefaroplastia
Parte do corpo: pálpebras
Idade recomendada: geralmente a partir dos 30 anos
Anestesia: local com sedação (na maioria dos casos)
Duração da cirurgia: em média 1 hora e 30 minutos
Permanência no hospital: geralmente de 4 a 8 horas
Cicatriz: geralmente uma cicatriz pouco perceptível
Pré-operatório: Exames de laboratórios e arquivo fotográfico – exames oftalmológicos se necessário
Pós-operatório: curativo e uso de colírios para proteger o olho
Recuperação: cerca de 8 dias.

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é Blefaroplastia?

As primeiras evidências do processo de envelhecimento facial surgem nas pálpebras por volta dos 30 anos. Essas mudanças são influenciadas pela posição do supercílio, anatomia das pálpebras, genética, exposição solar e tabagismo. Sendo de fundamental importância um posicionamento adequado do supercílio para atingir melhores resultados com a blefaroplastia.

 

Na cirurgia de pálpebras melhora-se o excesso de pele e bolsas pálpebras e não se espera que melhorem os “pés-de-galinha”, localizados lateralmente à órbita. Para tratamento destes “pés-de-galinha” existe a toxina botulínica tipo A que é explicado na seção de estética deste site.

Como funciona a Blefaroplastia?

PÁLPEBRA SUPERIOR:

 

Para a maioria dos pacientes, as mudanças nas pálpebras superiores são devido ao surgimento de excesso de pele e protusão do músculo e das bolsas de gordura atrás da pele. Além disso, a reabsorção de gordura junto ao rebordo orbital produz uma aparência de envelhecimento na pálpebra superior em alguns pacientes. Nestes pacientes, pequenas quantidades de gordura podem ser injetadas em torno da órbita para melhorar o contorno.

 

Na maioria dos pacientes, é necessário remover o excedente de pele e das bolsas de gordura para obter um contorno mais jovial. Durante a consulta você poderá discutir as mudanças que você gostaria de fazer nas pálpebras superiores e então planejar o procedimento em conjunto com o Dr Samuel baseando na sua anatomia e seus desejos.

 

As incisões nas pálpebras superiores são feitas nas pregas naturais. As incisões tendem a cicatrizar bem, sendo na maioria dos casos são pouco aparentes após 2 a 3 semanas.

 

PÁLPEBRA INFERIOR

 

Nas pálpebras inferiores a protusão das bolsas de gordura é o problema mais comum. Quando o problema primário é a protusão das bolsas de gordura, esta pode ser removida por uma incisão que fica escondida por dentro das pálpebras (transconjutival).

 

Se existe excesso de pele ou excesso de músculo nas pálpebras inferiores, uma pequena incisão junto ao bordo dos cílios é necessária para tratamento adequado dessas alterações. Após cicatrizadas, as incisões nas pálpebras tendem a ser de boa qualidade. Em alguns pacientes é necessário a combinação da retirada de gordura e o seu reposicionamento nas pálpebras inferiores para corrigir uma deformidade conhecida como tear trough. Visualmente, esta alteração é vista como uma depressão abaixo das bolsas de gordura.

Como é a recuperação após a blefaropastia?

Os pontos são retirados entre 3-5 dias após a cirurgia. Equimoses(roxos) e edema(inchaço) após a blefaroplastia variam de paciente para paciente. Geralmente as equimoses desaparecem entre 7 e 10 dias. Maquiagem pode ser aplicada nos olhos após 24h da retirada dos pontos. Quando é feita a abordagem transconjutival, não existem pontos a serem retirados.

× FALE CONOSCO