O envelhecimento facial se manifesta por uma série de alterações cutâneas, como atrofia da derme, diminuição da gordura facial, atrofia dos ossos da face, destruição de fibras elásticas e de colágeno e ação da gravidade. A somatória de todas estas alterações produz rugas, sulcos faciais e flacidez cutânea. A partir dos 30 anos começam a aparecer os sinais de envelhecimento.
O Lifting Facial, também chamado de Ritidoplastia, realizado pelo Dr Samuel é planejado para dar ao paciente uma aparência natural e com o menor tempo de recuperação possível. Dr Samuel tem uma abordagem altamente individualizada, planejando a cirurgia de cada paciente de acordo com a sua anatomia. Existem inúmeras técnicas para reposicionar e restabelecer as estruturas da face, incluindo a gordura e fascia na face, contorno da mandíbula e região cervical.
NENHUMA TÉCNICA CIRÚRGICA ISOLADA É APROPRIADA PARA TODOS OS PACIENTES.
Durante a cirurgia, há um restabelecimento das camadas da face, que consiste na fascia, chamada de SMAS, gordura e musculatura que são reposicionados na sua posição original sem esticar a pele. Na consulta inicial o Dr Samuel discutirá com você quais procedimentos darão o melhor e mais natural resultado.
Muitos pacientes perdem volume da face pelo processo de envelhecimento, mas os pacientes entre 40-60 anos usualmente necessitam mais de uma redistribuição do volume do que uma adição de volume. Quando o paciente apresenta uma perda do volume tecidual na face, pode ser necessário preenchimentos com gordura.
O Lifting Facial é indicado para corrigir o processo de envelhecimento desde a região em torno dos olhos até a clavícula. Que inclui a região malar, terço médio da face, região da mandíbula e pescoço. A ritidoplastia frontal e o Lifting Frontal Endoscópico são indicados para reposicionamento do supercílio e alterações do envelhecimento na fronte. Para muitos pacientes, o supercílio mantém uma posição adequada sem que qualquer procedimento seja realizado.
Existem algumas reportagens e propagandas comparando procedimentos não invasivos com a cirurgia para Lifting Facial. Os resultados obtidos com procedimentos não invasivos não são comparáveis aos resultados tanto a curto como a longo prazo do Lifting Facial.
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO:
Os tipos de anestesias utilizados são: local com sedação ou anestesia geral. A cirurgia normalmente dura de 3 a 5 horas.
A Incisão do Facelift inicia na região temporal, junto a orelha, segue o contorno da cartilagem da orelha, passa em volta do lóbulo da orelha e continua para cima, posteriormente a orelha e segue para dentro do cabelo. Dr Samuel mantém a linha dos cabelos na região temporal e na frente e atrás da orelha em sua posição original.
Para alguns pacientes, um Lifting facial com cicatrizes reduzidas é possível. A incisão inicia na região temporal, contorna a orelha e para em torno da orelha. Este procedimento é indicado para pacientes que não apresentam grande flacidez no pescoço.
RECUPERAÇÃO:
Equimoses, edema e tempo de recuperação variam de paciente para paciente. Diversos fatores como a pele, estado de saúde, medicações em uso, bem como o procedimento necessário para obter o resultado desejado, influenciarão no tempo de recuperação. Geralmente, a maioria dos pacientes apresentam uma regressão quase completa das equimoses e edema após 10 a 14 dias. Muitos pacientes retornam as atividades sociais e trabalho 2 semanas após a cirurgia e podem retornar às atividades aeróbicas em 3 semanas.
COM QUAL IDADE O PACIENTE DEVE SER SUBMETIDO A UM LIFTING FACIAL?
Acreditamos que um paciente, independente da idade, não deve realizar um Lifting Facial até que apresente mudanças na face, como resultado do processo de envelhecimento, e desejam corrigi-las. As principais causas relacionadas ao envelhecimento são: Genéticas, Estilo de vida – incluindo danos da exposição ao sol, tabagismo e grandes alterações de peso.
POR QUANTO TEMPO VAI DURAR A CIRURGIA?
Uma vez submetida(o) a um Lifting facial, você aparentará melhor para o resto de sua vida. Lembre, 10 anos após a cirurgia você não aparentará tão bem como 4 ou 5 anos após a cirurgia porque o processo de envelhecimento continua, porém parecerá melhor do que se nunca tivesse realizada nenhum procedimento.
Lifting Facial secundário pode ser feito 10 a 12 anos após o primeiro procedimento. Isto ocorre não porque o paciente apresenta como antes da cirurgia mas porque ele apresenta mudanças pela passagem do tempo e deseja melhorias na face novamente.