Rinoplastia

FICHA TÉCNICA:

Nome técnico: Rinoplastia Estética
Parte do corpo: nariz
Idade recomendada: a partir dos 16 anos
Anestesia: local com sedação ou geral
Duração da cirurgia: entre 1h e 2 h
Permanência no hospital: de 6 a 8 horas
Cicatriz:
Técnica Fechada: nenhuma cicatriz externa visível
Técnica Aberta: na porção inferior da columela
Pré-operatório: Exames de laboratórios e arquivo fotográfico
Pós-operatório: Sete dias com placa gessada ou de material plástico no local.
Tempo de recuperação: 10 a 15 dias

rinoplastia_03A Rinoplastia é realizada para mudanças na aparência estética do nariz. A grande maioria das rinoplastias é feita em adolescentes e adultos jovens, mas tem aumentado grandemente o número de pacientes desde 30 até 60-70 anos que desejam melhoria no nariz. Atualmente, com os avanços da rinoplastia, podemos produzir resultados mais naturais associados a menor tempo de recuperação da cirurgia.

 

O ideal é alcançar o equilíbrio harmônico entre as estruturas da face preservando e melhorando a função respiratória (pacientes que têm alteração anatômica que dificulte a respiração nasal).

 

Dr Samuel utiliza técnicas modernas de rinoplastia que mantém a integridade da arquitetura do nariz ao longo do tempo. Muitas rinoplastias que foram realizadas 30 anos atrás pareciam bem após o primeiro ano de cirurgia, mas elas não parecem bem hoje pela falta de atenção em preservar a integridade das estruturas do nariz. É extremamente importante manter a integridade da arquitetura nasal tanto dos ossos como das cartilagens. Isto ajuda a preservar as funções do nariz assim como contribui para um resultado mais natural.

 

Durante a consulta, Dr Samuel ouvirá suas expectativas com relação à rinoplastia e chegará a um plano cirúrgico possível, considerando seus desejos e a sua anatomia nasal. Será explicado em detalhes as especificações da anatomia do seu nariz e o procedimento que será realizado para dar a você uma aparência natural(sem sinais de estigma da cirurgia) e com as suas funções preservadas.

 

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO:

 

A anestesia pode ser geral ou local com sedação.

 

Existem basicamente 2 formas para realizar a cirurgia. A rinoplastia fechada que é a mais executada é realizada somente com incisões dentro do nariz, liberando as estruturas nasais e remodelando as cartilagens da ponta nasal, septo e ossos nasais. A rinoplastia aberta, que é necessário fazer uma incisão na columela(estrutura mediana que interliga a ponta nasal a região logo acima do lábio superior) em forma da letra “V”. Esta incisão tende a ser quase imperceptível após algum tempo de cirurgia.

 

Após a cirurgia, o paciente geralmente tem alta no mesmo dia da cirurgia, com um curativo com gesso ou plástico maleável.

 

CUIDADOS E PÓS-OPERATÓRIO:

 

Geralmente não há dor considerável após o procedimento.

 

Após 5-7 dias o curativo é retirado, o nariz parecerá significativamente melhor com a retirada dos curativos, porém existirá algum grau de edema(inchaço) e possivelmente equimoses(roxos).

 

A maioria dos pacientes retorna ao trabalho ou escola em 1 semana após a cirurgia. Atividades físicas, exceto esportes de contato, estão liberados após 3 semanas.

× Conversar