Redução de Mamas

FICHA TÉCNICA:

Nome técnico: Mastoplastia Redutora
Parte do corpo: Mamas – hipertrofia mamária
Idade recomendada: A partir dos 15 anos
Anestesia: Local com sedação, peridural ou geral
Duração da cirurgia: Em média 2 horas
Permanência no hospital: Média de 8 a 24 horas
Cicatriz: Em forma de T invertido ou L ou I
Pré-operatório: Exames de laboratório e arquivo fotográfico e radiográfico (mamografia)
Pós-operatório: Curativo durante 24 horas e o uso de sutiã próprio durante dois meses (durante o dia e a noite).

As mamas representam a característica primordial da identidade feminina. Sinal da feminilidade, as mamas possuem uma forte carga simbólica.
À semelhança com outras partes do corpo, as mamas sofrem alterações devido a fatores como a herança genética, o processo de envelhecimento, as oscilações de peso, a gravidez e lactação e as flutuações hormonais. Todas estas mudanças causam insatisfação e fazem as mulheres sentir que perderam algo de sua feminilidade e vitalidade juvenil.

 

EU SOU CANDIDATA A MAMOPLASTIA REDUTORA?

 

Mulheres com mamas grandes e desproporcionais que apresentam desconforto devido ao tamanho das suas mamas podem ser boas candidatas a mamoplastia redutora. A candidata a esta cirurgia não pode estar grávida ou amamentando.

 

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO:

 

A cirurgia pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local com sedação, durando de 2 a 4 horas. O tecido glandular e pele excedente são retirados, produzindo assim mamas menores, mais leves e mais proporcionais com o restante do corpo.
Durante a cirurgia, um incisão em T invertido é feita desde a nova posição do mamilo até o sulco mamário e ao longo deste. Dr Samuel remove o excesso de tecido glandular, gordura e pele; reposicionando o mamilo e moldando a nova mama. Lipoaspiração pode ser necessária para remover o excesso de gordura na região abaixo da axila.

 

CUIDADOS E PÓS-OPERATÓRIO:

 

Por alguns dias, as mamas ficam cobertas com micropores e em alguns casos pode ser necessário o uso de drenos para remover fluidos residuais. Os pontos são retirados entre 7 e 10 dias após a cirurgia e o Soutein de pós-operatório deve ser usado por 1 mês.
Um pouco de dor é normal após a cirurgia, inchaço, alteração da sensibilidade e episódios de mamas doloridas podem acontecer por alguns meses.

 

QUANDO EU VOU PODER VOLTAR AO TRABALHO E ÀS MINHAS ATIVIDADES DIÁRIAS NORMALMENTE?

 

Após a cirurgia, em geral é possível retornar ao trabalho em 2 semanas, dependendo do seu trabalho. Muitas pacientes retomam a maior parte das suas atividades do dia a dia, incluindo alguns exercícios leves, em algumas semanas. Você pode continuar a sentir algum desconforto leve durante esse período, mas isso está dentro do processo de evolução.
A maior parte das pacientes pode retornar ao trabalho após 2 semanas, mas deve ser evitado esforços por 3 a 4 semanas, e deve-se ter cuidado ao manipular as mamas por cerca de 6 semanas.
As cicatrizes melhoram com o tempo mas elas não desaparecerão, embora possam ser escondidas com o soutein ou roupas de banho.

 

DÚVIDAS FREQUENTES:

 

QUAIS SÃO OS RISCOS DA MAMOPLASTIA REDUTORA?

 

Os riscos da mamoplastia redutora são raros e usualmente pequenos, entre eles se incluem, sangramento, infecção, reação aos anestésicos, pequenas alterações em torno da aréola, leve diferença de tamanho ou posição irregular da aréola e perda permanente da sensibilidade do mamilo e das mamas.

 

QUANDO EU PODEREI TOMAR BANHO APÓS A CIRURGIA?

 

Muitas pacientes são aconselhadas que a limitação dos movimentos após a cirurgia pode privá-los de banho por vários dias. Dr Samuel Orige atualmente recomenda banho após o primeiro dia da cirurgia ajudando assim a paciente a sentir-se melhor.

 

POR QUANTO TEMPO A CIRURGIA VIA DURAR?

 

Após a mamoplastia redutora, as mamas permanecerão menores do que elas seriam se nunca tivessem sido operadas. Exceto se você tiver uma alteração de peso significativa, suas mamas permanecerão praticamente sem alterações. Entretanto, os efeitos da gravidade e envelhecimento podem causas queda das mamas com o tempo. Se após alguns anos, você não estiver satisfeita com a aparência das suas mamas, você pode discutir com seu medico a realização de um lifting mamário para torná-la mais jovial.

× Conversar