Por que o cigarro torna a recuperação da cirurgia plástica mais difícil:

Por que o cigarro torna a recuperação da cirurgia plástica mais difícil:

cigarro e cirurgia plastica

Cirurgias plásticas necessitam sempre o máximo de vascularização dos tecidos. É importante entender isso para ter uma boa recuperação após a sua cirurgia. Vou explicar melhor:

 

O que fazemos com uma cirurgia plástica é modificar formas de diferentes áreas do corpo. A palavra “plástica” vem do Grego “plastikos”  que significa moldar, ou mudar a forma. Para conseguir realizar essas mudanças na forma, nós muitas vezes precisamos realizar descolamentos da pele e outros tecidos e movê-los significativamente. Quando realizamos isso, nós mudamos o suporte sangüíneo desses tecidos. Atualmente nós diminuímos o fluxo sanguíneo mas não suficiente para interferir na recuperação.

Por que o tabagismo dificulta a cirurgia plástica

Quando nós estamos realizando essas cirurgias, nós confiamos que o suporte sangüíneo irá irrigar adequadamente os tecidos descolados. Mas para ter a circulação adequada, não devemos deixar apenas vasos sanguíneos intactos mas também devemos ter a certeza que o fluxo sangüíneo por esses vasos será suficiente. Certos fatores podem afetar esse suporte sanguíneo e a maior e pior dessas é o cigarro. A presença de nicotina no sangue é o pior de todos os elementos do cigarro, mas o monóxido de carbono e o cianeto de hidrogênio podem contribuir negativamente para sua cirurgia plástica

A nicotina impede uma boa recuperação

A nicotina causa a constrição dos vasos sanguíneos, diminuindo o diâmetro dos vasos e até interrompendo o fluxo do sangue. A nicotina pode ainda formar coágulos mais facilmente obstruindo pequenos vasos e capilares. Todos esses efeitos podem ser extremamente graves, pois diminuem o suprimento sangüíneo para os tecidos, resultando em abertura de incisões, retardo na cicatrização, podendo resultar em algumas complicações devastadoras.

A mensagem antes da cirurgia é esta: Pare de fumar! Isto irá diminuir consideravelmente os riscos e acelerará a sua recuperação após a sua cirurgia plástica.

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

× Conversar