Checklist pré-operatório: 12 itens sobre os fatos mais importantes que você precisa entender antes da cirurgia plástica

Checklist pré-operatório: 12 itens sobre os fatos mais importantes que você precisa entender antes da cirurgia plástica

Para quase tudo nessa vida é necessário um planejamento. Sem ele você dificilmente visualizará os recursos que deverá disponibilizar para chegar até o seu plano final. A mesma providência você deve tomar ao decidir-se pela realização de uma cirurgia plástica, a qual depende de um bom planejamento entre você e seu cirurgião plástico. Dotado de informações é mais fácil compreender o caminho oferecido pelo médico e também se previnem possíveis riscos, e assim são maiores as chances de obter um resultado bem positivo.

E você tem ideia da lista de tarefas que envolvem esse plano para um pré-operatório? Que tal um checklist de tudo o que você precisa antes da sua cirurgia plástica? Alguns passos a serem verificados você confere agora!

Item 1 – Escolha do cirurgião

1) Primeiro de tudo, antes de tomar qualquer decisão você precisa escolher um cirurgião, de preferência que possua especialização e certificado pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). São mais de 4 mil cirurgiões brasileiros associados. Para encontrar um membro da SBCP próximo a você, pesquise no site da associação. Entre no site para pesquisar o nome escolhido!

Item 2 – Cortando medicamentos

2) Verifique os medicamentos que são contraindicados antes da sua operação! Certas medicações as quais você faz uso contínuo devem ser interrompidos durante o período estipulado pelo seu médico. Vai depender se é um anti-inflamatório, um anticoagulante, ou ervas e chás naturais e até vitaminas, cada tipo de remédio tem uma necessidade de interrupção.

» Encontre um infográfico que traz uma lista de 13 medicamentos mais comuns a serem proibidos antes e depois da cirurgia plástica!

Item 3 – Exames pré-operatórios

3) Realize todos os exames laboratoriais solicitados pelo seu médico e não esqueça de levá-los na sua consulta antes da cirurgia! Responda com honestidade todas as perguntas sobre a sua saúde e cirurgias já realizadas! Você receberá suas receitas médicas e orientações pré e pós-operatórias no seu pré-operatório!

Item 4 – Jejum antes da cirurgia

4) Leve o seu jejum muito a sério! Quando o paciente é sedado são maiores as chances de ocorrerem vômitos e refluxos por causa dos alimentos, pois eles descem para os brônquios e pulmões, e caso tiverem substâncias corrosivas na hora da cirurgia podem causar infecções. Isso faz lembrar da importância de manter uma alimentação leve também durante os dias que antecedem qualquer operação. Então, lembre-se: antes de qualquer intervenção, respeite o tempo de jejum e consuma alimentos mais leves!

Item 5 – Antecipando a recuperação

5) Honre a sua recuperação! Recuperação é questão de tempo. E tempo é o bem mais precioso, e você deve considerá-lo como um tesouro durante a decisão por fazer uma cirurgia plástica. Estar ciente da importância do pós-operatório, mesmo enquanto se prepara para a cirurgia é um dos elementos principais para o sucesso do resultado. Tentar voltar ao ritmo das atividades antes de estar totalmente pronto ou pronta pode resultar em uma recuperação mais demorada. Por outro lado, quem “honrar a sua recuperação” sentirá o processo todo muito mais fácil, e o resultado final muito melhor. Portanto, esteja por dentro de quanto tempo será preciso repousar e cumpra-o!

» Infográfico traz o tempo de recuperação das cirurgias plásticas mais cogitadas

Item 6 – Diminuindo a ansiedade

6) Anote todas as suas dúvidas e pergunte-as assim que for encontrar com o seu cirurgião, seja na consulta pré-operatória ou mesmo no dia da cirurgia e nas visitas subsequentes! Esclarecer tudo o que for possível ajudará a diminuir a ansiedade muito comum de acontecer por qualquer um que está prestes ou passou por um centro cirúrgico. Após ter todas as suas dúvidas sanadas, busque manter uma mentalidade positiva sobre a sua cirurgia, sabendo que tem toda a garantia para ter uma boa recuperação e o resultado esperado.

Neste período é normal estar nervoso e nervosa e então começar a ter pensamentos negativos e dúvidas se tudo dará mesmo certo. Por isso, lembre-se de não fuçar tanto na internet, ainda mais quando está apreensivo com as novidades que acontecerão a partir da sua cirurgia. Se você tem uma dúvida, pergunte ao seu médico, não ao Google! Agora não é a hora de se torturar procurando na internet por cirurgias plásticas que deram errado!

Item 7 – Escolhendo a cuidadora

7) Você precisará pedir ajuda e apoio! Porque essa é uma das coisas que você não poderá lidar totalmente sozinha ou sozinho. A quantidade de ajuda que você vai precisar depende do tipo e da extensão das suas cirurgias, a qual na maioria das vezes pode vir a ser de poucos dias ou até uma semana. Depois disso é importante ter alguém por perto, apesar de que você já conseguirá realizar seus cuidados operatórios mais básicos, sem ajuda.

Portanto: antes do dia marcado já vá pensando na pessoa que pode ser sua cuidadora e combine tudo com ela! E não esqueça de eleger alguém com paciência de esperar para levar e buscar você no hospital!

Item 8 – Exercícios antes do procedimento

8) Se estiver se exercitando, mantenha o seu ritmo! Caso sinta necessidade de fazer algum outro exercício, yoga e pilates são ótimas escolhas para a postura e o seu bem-estar! Fortalecer e alongar os músculos principais ajuda muito, ainda mais para pacientes de cirurgias corporais as quais não andarão de forma ereta por um tempo e essas medidas ajudarão a prevenir as dores nas costas.

Item 9 – Cuidados com os animais de estimação

9) Se você tem animais de estimação, certifique-se de pensar neles enquanto você está se preparando para a sua cirurgia! Mesmo que você goste de dar muita atenção a eles, você não irá sentir vontade de se levantar da cama mais do que o necessário pelos primeiros dias, além disso eles costumam pular para lhe receber e é fácil tropeçar neles.

Item 10 – Parando de fumar

10) Pare de fumar! Seja um não-fumante ou é melhor não fazer uma cirurgia plástica! Não é segredo nenhum que fumar faz mal, porém nem todo mundo entende que é um problema muito maior se você fumar e se submeter a uma cirurgia plástica. Isso se deve ao fato de que operações de plástica cirúrgica serem planejadas baseadas no suporte sanguíneo dos tecidos. E para ter uma circulação sanguínea adequada é preciso deixar um número suficiente de vasos intactos, mas também ter certeza de que o sangue que corre por esses vasos é o suficiente. Algumas coisas podem afetar esse fluxo sanguíneo e o maior e pior de todos são os componentes presentes no cigarro.

Leia os 9 cuidados mais importantes do pré-operatório!

Item 11 – Preparando-se para a chegada do dia

11) Cuidados básicos de beleza fazem parte da sua preparação pré-operatória, podendo ser feitos dois dias antes do dia marcado. Então vale a pena deixar algumas coisas feitas logo antes do dia da sua cirurgia, sendo que você já sabe que elas irão mais tarde lhe incomodar enquanto você está se curando.

Então organize sua agenda para agilizar as seguintes questões: Vá ao cabeleireiro e mantenha o seu corte e a tinta em dia! Já faça um bom uso da sua manicure e pedicure, mas você deve escolher cores claras sem adesivos ou desenhos, nem unhas postiças! O oxímetro de pulso precisa que a luz passe através do seu dedo. Com relação aos dedos dos pés, não há restrição de cor.  E aproveite para se depilar agora! Lembre-se de tirar todas as joias e piercings antes de ir para a cirurgia!

Item 12 – Organizando a bolsa para levar ao hospital

12) E o que levar na bolsa para o hospital? A maioria de vocês não irá permanecer à noite no hospital, mas há aqui algumas coisas que você vai precisar trazer consigo ao centro de cirurgia:

  • Sua identidade ou carteira de motorista e seu cartão do convênio médico (se você tem um).
  • Óculos de grau e a capa deles se você precisa usá-los, porque você não poderá usar lentes de contato.
  • Vá de roupas largas e com botões frontais, com tênis ou outro calçado confortável sem salto para caminhar. Leve na bolsa outrs peça de roupa larga e confortável, caso necessite ficar uma noite no hospital.
  • No retorno para casa, tenha dentro do carro estes utensílios: bolachas de água e sal para comer se você tiver náusea; travesseiro e manta para lhe deixar mais confortável.

Resumo de todo o checklist. Vamos verificar a lista?

  • Você não comeu ou bebeu nada desde ontem a meia noite. Isso inclui doces, balas e chicletes. OK!
  • Você tomou banho e lavou seu corpo seja ontem à noite ou hoje de manhã. OK!
  • Você tirou um tempo para deixar em dia o seu embelezamento. OK!
  • Já confirmou a hora de saída com quem irá levar você até o hospital. OK!
  • Você não colocou maquiagem, perfume, spray de cabelo ou meia calça. OK!
  • Você não tomou nenhuma medicação contraindicada. OK!
  • Você alimentou-se bem, com comidas leves e vai conseguir ir cedo para a cama antes do dia da sua cirurgia. OK!
  • Você abandonou o cigarro pelo tempo pré-cirúrgico recomendado pelo seu médico. OK!
  • Você já sabe como chegar ao hospital e tem alguém para levar e lhe buscar e tem uma pessoa para ficar com você ao menos 24h após a cirurgia. OK!
  • Você organizou-se para tirar um repouso pelo tempo suficiente para se recuperar. Comunicou aos seus colegas sobre a necessidade de estar fora por um dias. OK!
  • Você programou um tempo para que o seu companheiro/a ou alguém ajude a cuidar dos seus filhos e também dos seus animais de estimação. OK!
  • Você está deixando tempo de sobra para chegar ao centro cirúrgico na hora. OK!
  • Você está usando roupas largas e com botões frontais, e um calçado confortável. OK!
  • Você não está usando lentes de contato, joias, esmalte escuro ou qualquer tipo de piercing em qualquer parte do seu corpo. OK!
  • Você está levando na bolsa a sua identidade, cartão do convênio, óculos de grau, a capa dos óculos. Suas bolachas de água e sal, travesseiro e mantinha estão no carro. OK!
  • Caso tenha sido solicitado pelo anestesista, você está levando os seus exames laboratoriais. OK!
  • Você está indo com um carro fácil de embarcar e desembarcar e estará retornando para casa com alguém que dirija com calma e segurança. OK!

E então, tudo verificado? A lista parece grande mesmo, porém é parte do processo de segurança da sua cirurgia. Só assim se minimizam os riscos e o seu resultado será um sucesso. Até porque uma cirurgia plástica não é algo tão corriqueiro, cuja decisão ocorre da noite para o dia, então você realmente precisará gastar mais tempo para se preparar e depois seguir muitas etapas, sejam elas pré ou pós-operatórias. O importante é sentir-se pronta para todas as mudanças. Leia o eBook  “Guia da Cirurgia Plástica” produzido pelo Dr. Samuel Orige que esclarece ainda mais todas estas etapas!

Gostou das informações deste checklist? Compartilhe este post ou marque um amigo que passará por uma cirurgia plástica!

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

× Conversar